quarta-feira, 30 de maio de 2012

Monstros, Abraços e Campos de Força.


O quarto era escuro e chovia lá fora. De baixo das cobertas tremia um garoto de cerca de 7 anos de idade. Seus olhos não via o guarda roupa e, muito menos, a escrivaninha onde fazia seus desenhos. A mente do pequeno transbordava imaginação e o medo fazia com que transformasse os móveis em monstro (Talvez numa lagartixa gigante ou algo com garras e presas).

LUZ! SOM!

O estrondo do trovão e o clarão do relâmpago foram suficientes para tirar o garoto da cama. Gritando e de olhos fechados ele correu para o quarto da mãe, se jogando no lado vazio da cama e à acordando com seu choro.

A mãe sabia o que viria em seguida, como sempre vazia ela se virou e abraçou o garoto até que a respiração do pequeno se normalizasse e o choro cessasse.  Por
fim, ergueu a mão para que pudesse acariciar a cabeça do filho.

Não demorou muito para que a imaginação da criança fluísse novamente. Agora nem ele sabia se estava sonhando ou se estava acordado, porém, via mais do que os braços de sua mãe o envolvendo. O menino via castelos, fortalezas e campos de força impenetráveis ao seu redor.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Por trás da estética.




Uma propaganda tipicamente brasileira, que nos faz pensar nas nossas praias. Voltada para o publico feminino possui interlocução específica.

Faz um excelente uso da linguagem verbal e não verbal, sendo estritamente necessário a imagem para entendermos o texto.  Muitas cores também são marcas brasileiras, como o carnaval, que se associam a marca.

A marca no entanto hoje em dia não é mais voltada para todas as classes sociais, especificando ainda mais o interlocutor.

sábado, 12 de maio de 2012

Wind of Change.





- Letra no video.

9 de Novembro de 1989, cai o muro de Berlim. Uma série de mudanças esta ocorrendo por toda a Europa. Dizem que assim que receberam a noticia a banda encontrou a inspiração que precisava para escrever o "vento da mudança". No entanto a música foi lançada em 1990.

A letra flui com o sentimento de liberdade, após anos o muro caiu, o sentimento das pessoas de atravessar sem a intervenção dos soldados, a citação aos aspectos urbanos e naturais. Tudo isso se misturando para que uma música que representasse toda a alegria daqueles alemães pudesse ser feita.

Uma música que mostra como tudo pode mudar, que as pessoas tem esse poder. Contextualizada no final da guerra fria não trata só das mudanças dentro da Alemanha mais sim em todo o mundo, principapalmente o leste europeu, o fim da URSS e o fim da guerra fria.

É preciso sentir, imaginar-se ouvindo essa música ao mesmo tempo em que está correndo para o outro lado do muro, procurando um parente que não se vê há anos e o encontrando depois. Só assim teremos a noção da verdadeira essência da música.

Poder


"Esconder o que foi feito nunca será a melhor opção. É preciso encarar a história para que assim possamos seguir em frente. Precisamos sempre nos lembrar dos tempos difíceis que foram os anos de ditadura, nos lembrar dos que lutaram contra ela, para nunca esquecermos de que NÓS temos o verdadeiro poder de mudar."